terça-feira, 16 de outubro de 2007

Outras Imagens que ficaram na História - XIII



Fotografa : Dorothea Lange - 1936

"Mãe Migrante" - Porta-retrato de Florence Owens Thompson
Foto da Grande Depressão economica que começou nos EUA em 1929
Esta foto simbolizou uma época para os cidadãos americanos. É uma das fotos mais conhecidas nos EUA. A fotografia que tornou-se conhecida como a "Mãe Migrante", é uma de uma série de fotografias que Dorothea Lange tomou de Florence Owens Thompson e a sua criança em Fevereiro ou Março de 1936 em Nipomo, California. Dorothea estava concluindo um mes de trabalho fotografando a migração de trabalhadores de fazendas (colonos) em todo estado da California. Em 1960 , Dorothea deu o seguinte depoimento : "Eu vi e me aproximei da faminta e desesperada mãe, como se atraída por um imã. Eu não me lembro como eu expliquei a ela minha presença ou minha camera mas eu me lembro que ela não me fez nehuma pergunta. Eu tirei 5 fotos, tirando-as cada vez mais perto e do mesmo ponto de vista. Eu não perguntei o nome dela e nem sua história. Ela me contou sua idade que era 32 anos. Ela disse-me que estava alimentando-se de vegetais congelados dos campos em volta e de passarinhos que as crianças caçavam. Ela tinha acabado de vender os peneus de seu carro, para comprar comida".

0 Falaram e eu escutei: